Arte na rua

Já pensou estar andando tranquilamente na rua e, de repente, dá de cara com um desenho colorido e super expressivo no muro? No outro dia caminha apressado pelo centro da cidade e encontra uma parede com um desenho cheio de formas na sua frente. Meio louco, né? Pois isso pode acontecer! Às vezes a arte aparece em lugares completamente inusitados.

Compartilhando arte

Foi pensando nessa arte irreverente que o diretor de arte Marcelo Pimentel e a pesquisadora de tendências Marina Bortoluzzi criaram o Instagrafite, uma galeria colaborativa no Instagram onde as pessoas compartilham fotos dos trabalhos de grafite que encontram pela frente. Ele, gaúcho de São Leopoldo e ela, catarinense de Florianópolis, sempre gostaram muito de arte de rua. Uniram essa paixão com o sonho de engajar pessoas no movimento e as fazer enxergar a street art de forma diferente. A ideia era criar uma galeria aberta onde todos pudessem colaborar com a arte de rua em qualquer lugar do mundo e, com isso, abrir espaço para um acervo digital dessas obras.

Hoje o Instagrafite conta com mais de 950 mil seguidores na rede social e é a maior galeria digital colaborativa do mundo. Tem projetos sociais, fazem revitalizações urbanas, oficinas de grafite em comunidades carentes, palestras e coberturas de eventos de arte. O projeto transcendeu o perfil do Instagram e vai além do registro digital. Além das atividades atuais, Pimentel quer lançar o primeiro livro com fotos do perfil, já criado e editado por Marina. A obra será não comercial.

Opinião própria

“Arte é expressão, comunicação, revitalização. E o mais bacana é que a arte de rua é uma expressão tanto de opinião própria do artista como reflete a opinião do coletivo.”, analisa Marina. “Hoje a aceitação das pessoas é maior e já começam a respeitar mais a arte de rua, mas ainda existe uma resistência por parte do governo e autoridades”, constata Pimentel.

Se quiser postar aquela arte descolada da sua rua no Instagrafite pode mandar um email com fotos e informações como local, artista e fotógrafo para hey@instagrafite.com Para seguir procure no Twitter e/ou Instagram.

Já conhecia essa iniciativa? Comenta aqui o que achou.

Tags: | | | | |

ENTRE PARA NOSSA LISTA

Assine nossa newsletter!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

%d blogueiros gostam disto: