Marketing Digital para jornalistas. Por que é tão importante?

O jornalista que não está investindo no Marketing Digital vai ficar sem trabalho em pouco tempo

Novos tempos. Foi-se a época que a atuação dos jornalistas era somente nas redações ou assessorias de imprensa. Ao longo dos anos o mercado de trabalho vem sofrendo mudanças drásticas e com os profissionais de Comunicação não é diferente. Essas transformações têm atingido de uma forma muito particular os jornalistas, principalmente na entrega do conteúdo. 

Por isso é necessário um recálculo de rota e o marketing digital para jornalistas se mostra fundamental neste processo. Mas, afinal, porque o marketing digital é importante? Listamos aqui pelo menos cinco razões principais pela qual não tem como o jornalista fugir dele.

1 – Onde está o conteúdo

Hoje em dia encontramos conteúdo em sites blogs, redes sociais ou  ebooks. Jornais e revistas estão diminuindo gradativamente suas tiragens e a televisão perde cada vez mais espaço para o Youtube. O digital está redirecionando a produção de conteúdo e  ninguém melhor do que o jornalista para estar nesse lugar.

2 – Visibilidade

Já ouviu falar aquele ditado “quem não é visto não é lembrado”? Apesar de antigo esse ditado nunca foi tão atual. Se usar técnicas de SEO da forma correta, o jornalista pode ser facilmente encontrado pelos motores de busca e redes sociais. Isso pode ajudá-lo na procura de um freela ou até se quiser somente divulgar um artigo, o que seria praticamente impossível sem o marketing digital.

4 – Mudança de perfil

O cliente de hoje está muito mais exigente, não se contenta mais somente com textos em blogs e sites. O que ele quer mesmo é ver suas redes sociais explodirem, os acessos no site irem a pique, milhares de leads se confirmarem e, consequentemente, vendas aumentarem. O jornalista precisa (e deve) atender essa demanda.

5 – Pensamento empreendedor

Com o advento do marketing digital novas frentes de trabalho surgiram para o jornalista e agora, mais do que nunca, ele tem a possibilidade de trabalhar para si mesmo. Mas é necessário capacitação, conhecer estratégias de SEO e desenvolver habilidades que, teoricamente, todo jornalista já possui como apuração, networking e definição do nicho. O conhecimento do marketing digital é o ponto de partida para que o jornalista e novo empreendedor tenha sucesso na empreitada.

A necessidade de ter um site

Para o jornalista que decidiu mergulhar no marketing digital, a primeira coisa que ele deve ter para começar a ter visibilidade e resultados é criar um site ou blog profissional. Independente de perfil no Instagram ou fanpage, o profissional deve ter um espaço próprio, onde ele faça suas próprias regras. O trabalho nas redes sociais é importante, mas não deve ser o único espaço do jornalista, pois é como se esse espaço fosse alugado. 

No momento que a rede social resolver mudar as regras ou acabar com tudo, o profissional fica refém da plataforma, sem poder contestar nada. Com o site ou blog (pago) é diferente. Por mais que futuramente mude o provedor é só fazer um backup dos arquivos e levar o site para onde quiser. O fato é que um site/blog profissional é fundamental para o jornalista trabalhar com o marketing digital.

Concorda comigo? Me conta aqui nos comentários!

Tags: | | |

ENTRE PARA NOSSA LISTA

Assine nossa newsletter!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *