Quantas homenagens Gugu recebeu na VIDA?

Você está preparado para perder as pessoas que ama?

Cresci vendo Gugu Liberato na televisão. As noites de sábado eram menos entediantes com o carisma e a alegria daquele menino que chamava o intervalo do programa dando um soco pra cima, gritando: “Viva a Noite!” e a platéia respondia “Viva, viva, viva!” Mais tarde também acompanhei sua trajetória no Domingo Legal, programa com participação de celebridades, músicas, brincadeiras e a polêmica Banheira do Gugu.

Assim como eu, muitos brasileiros tem saudades dessa época, quando surgiu o Menudo, Dominó e tantas outras boy bands que alegravam a vida da garotada. Realmente, Gugu tinha um dom especial para descobrir talentos, não é à toa que inúmeros artistas foram lançados por ele. Além disso, a alegria como ele recebia os convidados, o carinho com a platéia, realmente, era como se Gugu estivesse ali, na sala de casa. Que aquele loirinho marcou uma geração não restam dúvidas. Mas uma semana depois da sua morte ainda fico aqui me perguntando: afinal, quantas homenagens Gugu Liberato recebeu enquanto ainda vivia?

Gugu, uma lenda

Fiquei impressionada com a repercussão da morte do apresentador. Todos os canais da TV aberta, com exceção do SBT, fizeram cobertura do seu velório e enterro. A própria Rede Globo derrubou sua programação para repercutir os últimos acontecimentos. Gugu recebeu homenagens em vários programas da Globo e outros canais, contando como foi o início de sua carreira e trajetória.

Várias celebridades deram seus depoimentos falando da amizade com Gugu e como era a convivência com ele, que o apresentador era uma pessoa do bem, iluminada, que ajudava as pessoas, etc etc e etc. Não duvido disso. Também fiquei triste com a morte de Gugu, pois ele também fez parte da minha história. A forma estúpida de como ele morreu e sua partida precoce fizeram com que eu me emocionasse algumas vezes.

Mas fico pensando cá com meus botões, será que Gugu tinha noção do quanto era amado? Será que ele sabia de como era admirado não só pelos brasileiros, mas pelos colegas? Será que Gugu fazia ideia do quanto era respeitado pelos seus concorrentes? Tenho certeza que não! E respondendo a pergunta do título deste post, eu também não sei.

Gugu Liberato, muitas homenagens

Não, eu não sei quantas homenagens Gugu Liberato recebeu enquanto ainda vivia. Se considerarmos o que falaram na mídia, ele foi homenageado apenas duas vezes. A primeira quando era ainda muito jovem e a segunda quando fez 30 anos de carreira, na TV Record. Mas supondo que ele recebeu várias homenagens antes de morrer, tenho certeza que não chega nem perto do número que recebeu depois de sua morte. Isso me faz lembrar o tweet da atriz Marina Ruy Barbosa sobre a questão.

Marina tem razão, as homenagens devem acontecer enquanto ainda existe VIDA. É durante a vida que a pessoa deve ser lembrada, é enquanto ainda se vive que devemos oferecer flores. As infinitas coroas de flores que a pessoa recebe no velório de nada adiantam, devemos dar presentes para a pessoa EM VIDA! Mesmo porque, vamos falar a verdade, depois da morte ninguém tem mais consciência de nada. É bíblico. Homenagens, flores, depoimentos de admiração e carinho.. tudo isso é inútil!

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram, para sempre não tem eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”. – Eclesiastes 9:5 e 6

O momento é agora!

Fico pensando no tanto de gente que fez o maior sacrifício para ir no velório do Gugu, pessoas que vieram lá do Cafundó, muitas sem ao menos ter ido a um único programa dele. Vi vários fãs dando seus depoimentos na fila da Assembléia Legislativa, declarando seu carinho e admiração pelo apresentador. Mas nunca sequer falaram isso pra ele quando ainda vivia. De que adianta? Vamos aproveitar o hoje, falar que ama hoje, homenagear hoje, dar presentes HOJE! Concordo em gênero, número e grau com Marina:

Realmente, é muito bom quando percebemos que somos importante para alguém, que fazemos falta. Você já ligou para aquele seu amigo(a) dizendo que está com saudades? Já falou o quanto ama seus pais? Quantas vezes disse para seus irmãos que eles são importantes para você? Isso me faz lembrar de outra coisa. Às vezes fazemos tanta questão de picuinhas, de brigas sem nenhuma importância… vamos parar com isso, ficar guardando mágoas, ressentimentos.

Somente o que é importante

Vamos perdoar mais, afinal, também erramos. Vamos amar mais o próximo, fazer o bem. A vida é muito curta para nos apegarmos ao que não é importante. Hoje estamos aqui, amanhã não sabemos. Num piscar de olhos tudo pode mudar. E quando a morte levar aquela pessoa que você ama, meu amigo, nada mais adianta. Tudo que você fizer ou falar será em vão.

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. – Eclesiastes 9:10

Rogo a Deus para que esse post toque seu coração e o faça refletir sobre o quanto as pessoas precisam saber que são amadas DURANTE A VIDA. Aproveite para ligar para aquele amigo que você não tem notícias há tempos, tente marcar um encontro para contar as novidades. Dê um beijo no seu cônjuge e filhos e fale o quanto os ama. O dia de fazer isso é hoje, a hora é agora. Amanhã pode ser tarde demais!

Conta pra mim nos comentários o que você pensa sobre o assunto!

Tags: | | | | | |

ENTRE PARA NOSSA LISTA

Assine nossa newsletter!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *