Carne de frango ou carne de peixe?

Nem sempre o que parece ser mais saudável realmente é

Muitas pessoas acreditam que o consumo da carne branca traz grandes benefícios à saúde, principalmente por ser menos gordurosa e calórica que a carne vermelha. Mas nem sempre isso é verdade. Se a carne de frango for consumida com pele, frita, com adicional de molhos gordurosos ou queijo, o estrago está feito. Você colocou tudo a perder! Ela deve ser consumida sem pele e de preferência cozida ou grelhada. Devemos saber que uma coxa de frango com pele, por exemplo, tem quase a mesma quantidade de gordura que a carne vermelha. O ideal é escolher a carne de frango certa para evitar gordura em excesso.

Outro equívoco acerca das aves é que existe uma discussão científica com relação ao uso de hormônios para acelerar e potencializar seu crescimento. O certo é que não são utilizados hormônios nos frangos de corte, mas promotores de crescimento produzidos pela indústria farmacêutica. O prejudicial à saúde é que os promotores de crescimento podem contribuir para a resistência de bactérias aos antibióticos, e isso atinge o tratamento de doenças humanas.

No geral a carne branca é fonte de ômega 3, ômega 6 e ácidos graxos, substâncias que melhoram o funcionamento do organismo. Também contribuem para a boa nutrição. Além disso, as aves são ricas em vitamina B e proteínas. No entanto são pobres em ferro, e possuem praticamente a mesma quantidade de colesterol que a carne bovina.

Carne de frango X carne de peixe

Por outro lado, a carne de peixe é a opção certa para qualquer dieta saudável. O teor de gordura é baixo, sendo excelente proteína. Preferir peixe a carne vermelha ou frango significa menos gordura, o que quer dizer menos gordura saturada, a menos que você tenha pedido um filé de peixe frito ao molho tártaro. Os peixes gordos são melhores do que os peixes magros por conterem mais ácidos graxos e ômega 3. Os ácidos graxos e ômega 3 estão ligados à diminuição do risco de infarto. Estudos mostram que pessoas de mais idade que comem uma porção de peixe gordo por semana têm 44% menos chance de sofrer um infarto. Pesquisas confirmam os benefícios do peixe, tanto para homens como para mulheres.

O Physician’s Health Study (Estudo da Saúde dos Médicos Americanos) pesquisou 22 mil homens e descobriu que aqueles com os maiores níveis de ômega 3 no sangue tinham menor risco de morte súbita. A pesquisa feita com 85 mil mulheres pelo Nurse’s Health Study (Estudo da Saúde de Enfermeiras Americanas) descobriu que duas a quatro porções de peixe por semana reduziu em 1/3 o risco de doenças do coração.

Benefícios da carne de peixe

Mesmo mulheres que consomem peixe apenas de uma a três vezes por mês apresentaram benefícios. Como resultado, a American Heart Association recomenda o consumo de duas porções de peixe por semana. Por outro lado, óleo de peixe não é recomendado pelos especialistas porque, em quantidade, causam hemorragias.

O ômega 3 também é uma promessa de alívio dos sintomas da artrite reumatóide por causa das suas propriedades antiinflamatórias. Lembrando, carne de peixe na alimentação duas ou três vezes por semana é ótima sugestão para uma dieta mais saudável.

Mas os benefícios dos ácidos graxos e ômega 3 não estão somente nos peixes frescos. Se você não puder comprá-los, os peixes enlatados como o atum, a sardinha e o salmão oferecem as mesmas propriedades. Com tudo isso, não resta dúvidas que entre o frango e o peixe, a carne de peixe é a melhor escolha.

E você, gosta mais de carne de frango ou carne de peixe? Conta aqui nos comentários!

——————————————————————————————————————————————————-

ATENÇÃO!

Deseja cultivar o hábito da leitura e desfrutar todos seus benefícios incríveis? O ebook Como ensinar a mente a gostar de ler é a ferramenta ideal para você. Descubra técnicas e estratégias comprovadas para despertar o prazer pela leitura em sua vida e aprender a aproveitar ao máximo cada livro.

Não perca essa oportunidade de transformar sua relação com os livros. Adquira agora mesmo o ebook Como ensinar a mente a gostar de ler clicando NESTE LINK.  

Tags: | | | | | |

ENTRE PARA NOSSA LISTA

Assine nossa newsletter!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *