Muito mais importante do que dar presentes

Mais do que presentes, dar tempo e atenção a quem amamos é o que realmente importa

Me lembro quando eu era pequena ficava contando os dias para a chegada do Dia das Crianças. Era uma das datas mais esperadas do ano, junto com meu aniversário e o Natal. No meu aniversário eu ficava ansiosa pela festinha e pelo parabéns. Mas em todas as datas o momento mais esperado era a entrega dos presentes, eu sempre ficava imaginando o que ganharia desta vez . No Natal a entrega dos presentes era precedida de um ritual.

Presentes natalinos

Na véspera, dia 24, meu pai colocava eu e minhas irmãs para dormir mais cedo dizendo que se ficássemos acordadas o Papai Noel não viria deixar nossos presentes. Já deitadas, as três ficavam ansiosas pelo dia seguinte e às vezes a gente custava a pegar no sono. Depois de dormirmos papai vinha na ponta dos pés e colocava os presentes debaixo de nossas camas. De manhã a primeira coisa que eu fazia depois de abrir os olhos era olhar embaixo do móvel. E lá estava ele, muito bem embrulhado. Eu agarrava meu presente e saía correndo junto com minhas irmãs para mostrar para papai e mamãe o presente que o Papai Noel tinha trazido pra mim.

Quando ficamos adolescentes o ritual mudou, os presentes eram deixados embaixo da árvore de Natal e tinha um momento na noite do dia 24 que entregávamos os presentes. Teve um ano que fizemos amigo secreto com alguns parentes e amigos. Hoje as pessoas não veem mais datas comemorativas com encantamento. Estamos na era do consumismo, onde as pessoas dão presentes sem nenhum sentido, simplesmente por dar, sem qualquer significado. As crianças hoje também não tem mais a inocência de antes. Qudal criança hoje acredita em Papai Noel? Praticamente não existe, mas ele é importante para o imaginário infantil. A infância é uma fase da vida e pular etapas pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança.

Acabou a magia

Hoje as crianças vão com os pais na loja escolher o presente. Não tem mais a expectativa, a ansiedade pela entrega. A criança pega o brinquedo na prateleira, o pai paga no caixa e entrega ali mesmo na loja. Acabou o momento de desembrulhar o presente. Sou totalmente a favor de dar presentes, eu mesma sempre gostei de presentear. Há tempos atrás fazia mais isso. Hoje continuo dando presentes, bem menos, é verdade, pois não é qualquer um que merece. O ato de presentear vai além do presente em si, junto com ele vai uma parte de nós. Se você tirou o dia para escolher o presente, no mínimo, essa pessoa é importante. Então faça disso algo especial.

E, por favor, quando for presentear sua criança não entregue só o presente, doe tempo ao seu filho. Passe o dia com ele, brinque, dê risada. Convide a família para almoçar fora, passear no parque. Se for adolescente converse com ele, pergunte as novidades, como está na escola. Ele vai se sentir importante. Você vai ficar feliz vendo seu filho feliz também. Sabe por quê? Porque presentear não é só dar o presente, é também dar amor.

E aí, além de presentes você também dá atenção a quem você ama? Conta aqui nos comentários!

Tags: | | | | | |

ENTRE PARA NOSSA LISTA

Assine nossa newsletter!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *