Vivendo e morrendo pelos nossos sonhos

A partida precoce de um jovem viajante e o que podemos aprender com ela

Tem certas coisas que, por mais que não tenham a ver comigo diretamente, me deixam muito triste. Ontem eu estava em mais um dia da minha rotina, fazendo meu trabalho de assessoria de imprensa, quando olho nas redes sociais e vejo uma notícia que me impactou bastante. Na verdade foi um post num grupo de visto americano do Facebook, que depois se propagou em vários posts tanto no Facebook como no Instagram. O post tem a ver com a realização dos nossos sonhos e, obviamente, com o título deste artigo.

Jesse Koz e o amigo Shurastey na Golden Gate, em San Francisco, USA

Jesse Koz, jovem catarinense de 29 anos, tinha o sonho de desbravar o mundo. Desde 2017 se aventurava com seu fusca na companhia do seu cão Shurastey. Nessa jornada inspiraram muitas gente, milhares de seguidores e fãs que os acompanhavam nas redes sociais. O projeto inicial, que nasceu num grupo de viajantes do Facebook, era explorar as Américas. Mas aos poucos o projeto cresceu e Jesse conseguiu patrocinadores para apoiar a aventura. Com patrocínio agora Jesse e seu melhor amigo tinham outro destino, o Alasca. E partiram ambos neste novo desafio.

Compartilhando experiências

Tudo era compatilhado nas redes sociais com fotos, vídeos e relatos. Com o tempo Jesse também ganhou parceiros de aventuras, amigos que, assim como ele, tinham o coração viajante. A cada parada, novas fotos, cada uma mais linda que a outra. Eu não conhecia o perfil de Koz antes, mas imagino que cada post enchia os olhos dos seguidores. Seus relatos nas redes sociais sempre com mensagens positivas, do bem, com o discurso de que vale a pena, sim, correr atrás dos nossos sonhos, independente de qual seja. E sua conexão com o melhor amigo, sempre clara e evidente em todos os posts. Em cada foto ou vídeo com o cão, fica transparente o amor e a parceria da dupla.

Jesse Koz dirigindo seu fusca “Dondongo” e fazendo amigos

Jesse e Shurastey passaram por 16 países, fazendo novos amigos, conhecendo lugares deslumbrantes e vivendo experiências maravilhosas. Deram entrevistas e ficaram conhecidos nas redes sociais, principalmente entre os aventureiros e viajantes. Sua última parada foi no estado de Oregon, Estados Unidos. Depois de visitar Nova Iorque, Koz seguia a caminho do Canadá para seu destino final, feliz e grato por realizar este sonho antigo.

Mas, infelizmente, o sonho foi interrompido na cidade de Grants Pass, no noroeste dos Estados Unidos. Jesse tentou fazer uma ultrapassagem no engarrafamento e bateu violentamente com uma Ford Escape, causando um acidente grave no local. Jesse e Shurastey faleceram ali mesmo, deixando milhares de fãs chocados. Imediatamente vários posts pipocaram nas redes sociais e depois nos portais de notícias, seguidores e admiradores lamentavam o ocorrido. E, infelizmente, só depois disso eu conheci a dupla.

Um legado para todos

Sempre fico paralisada com essas notícias. Pessoas jovens, com tantos sonhos, tanto ainda para contribuir com o mundo, partindo cedo demais. No caso de Jesse, ficou claro pra mim, depois de conhecer sua história, que ele era um cara inspirador, sonhador, do bem e do coração muito grande. O simples fato de não abandonar o amigo para curtir sua aventura mostra o caráter gigante que ele tinha. Sendo assim, por quê, então? Eu não sei. O que sei é que é muito triste, partir assim com tanto ainda para viver.

Shurastey fazendo pose em Washington DC, USA

Mas sabe o que consola? Jesse morreu vivendo o seu sonho, fazendo o que mais queria fazer, viajar, conhecer pessoas e lugares. E o melhor, na companhia de quem mais amava, seu cão. Pensando por esse lado, foi o melhor fim que os dois poderiam ter, pois o amor deles era tão grande, que não poderiam viver sem o outro.

Jesse e Shurastey partem deixando um legado, inspirando até mesmo quem não os conheciam, deixando claro que desta vida não levamos nada, a não ser as experiências que tivemos durante nossa trajetória. E como diz na Bíblia, “para tudo existe um propósito debaixo do céu”, nada acontece por acaso. Mas é importante lembrar que Deus sempre está no controle de todas as coisas. Enquanto vivermos neste mundo, despedidas como essa continuarão a acontecer.

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.

– Apocalipse 21:4

Curtiu o post? Compartilhe!

Tags: | | | | | | | | | | | | |

ENTRE PARA NOSSA LISTA

Assine nossa newsletter!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Amiga, não estou conseguindo compartilhar no Facebook, dá msg: “sua mensagem não foi enviada porque outras pessoas denunciaram como conteúdo abusivo ” Não entendi pq isso.